Kuvasz - Pastor Húngaro - Emek Hayarden - Canil de Kuvasz

FAQ - Perguntas Frequentes

O Komondor também tem sua origem na Hungria e é conhecido como "o rei dos cães de pastoreio húngaros". O Komondor se destaca pelo tamanho gigante e pela pelagem abundante e encordoada. Estas características fazem com que seja um cão realmente impressionante. O Kuvasv é menor do que o Komondor e a pelagem tem um aspecto e textura totalmente diferente, dura e anelada.  Ambos fazem parte do patrimônio histórico e cultural do povo húngaro.

O Kuvasz é um cão muito observador e atento na função de guarda e normalmente não late à toa.  É um cão bastante territorialista e não admite invasões de seu território, especialmente durante a noite.

Embora tenham aparência de “urso de pelúcia”, o Kuvasz é um cão rústico, selecionado no passado por sua capacidade de trabalhar em condições adversas e resistir a condições extremas. Por não ser uma raça popular, a criação é muito criteriosa e responsável. Sua seleção está baseada, entre outros, nos aspectos de saúde e genética. É importante verificar que o criador tenha controle rigoroso de displasia e conheça o histórico de seus antepassados. Como outras raças, pode apresentar doenças auto-imunes ou alergias. Nenhuma destas doenças, no entanto, é de grande incidência e o Kuvasz pode realmente ser considerado uma raça bastante saudável, vivendo entre 12 a 15 anos com boa saúde.

Você terá que conviver com isto, portanto análise muito bem estes aspectos:

  • Kuvasz não precisam de escovação constante.  O uso regular de rasqueadeira destoi o subpelo e as ondulações típicas da raça.  Embora tenham aspecto de “urso de pelúcia”, são seres vivos e precisam de liberdade.
  • Kuvasz são cães ativos e precisam se exercitar, brincar e contato com a família.  Não exige atenção demasiada.  Irá "pegar a bolinha" uma vez e, depois, deitará no seu canto.  
  • Kuvasz são muito inteligentes e precisam de treinamento e pulso firme ou terão o controle da situação, como melhor lhes convir. Pulso firme, no entanto, não significa gritos e agressões, pois respondem somente a reforço positivo e tratamento digno. Se você gritar com seu cão ele ficará ainda mais confuso, desorientado e não aprenderá nada.

Até em função do seu passado de pastor, o Kuvasz costuma relacionar-se muito bem com outros cães e animais.  Com crianças, normalmente, são bastante tolerantes, mas por se tratarem de cães grandes, é importante que sempre haja uma supervisão das brincadeiras por um adulto para que não aconteçam acidentes. É importante também que eles tenham sido acostumados à presença delas desde cedo e que as crianças sejam orientadas a brincar de forma adequada com os cães desde filhotes.


Com certeza não é o melhor lugar para um Kuvasz, pois são cães ativos e que gostam de espaço.  Lembre-se que o Kuvasz não é o cão ideal para quem não aprecia a vida ao ar livre.  Precisam de exercício diário e regular.  Na natureza, podem se deslocar por até 10 a 15 quilómetros sem cansar.

Apesar do pelo farto e denso, a pelagem do Kuvasz é relativamente simples de ser mantida, necessitando apenas de uma escovação semanal para retirar os pelos mortos e a sujeira. Os banhos devem ser o menos freqüentes possível, a fim de que o cão não perca a oleosidade natural que protege pele e pelo.  Assim como todas as raças, o Kuvasz costuma perder mais pelo nas mudanças climáticas especialmente quando o clima esquenta. Nesta ocasião costuma perder o sub-pelo e as escovações ajudam neste processo.

Compartilhe:

USAMOS E RECOMENDAMOS:




Filiado: